domingo, 14 de agosto de 2011

Desabafo

Queridos leitores, desde que "Fazendo meu filme 1" foi lançado, eu faço o mesmo apelo:

"Peço a vocês que possuem “Fazendo meu filme” que não o digitalizem, pois isso pode prejudicar os futuros livros da Fani, visto que o pedido geral que eu recebi é para escrever mais livros para a série. Os livros de escritoras já consagradas, como Meg Cabot e Stephenie Meyer já são sucesso garantido para as editoras e a digitalização deles não as prejudica em nada. Eu, porém, preciso que a minha editora acredite em mim, que eu sou capaz de trazer lucro para ela com meus livros, pois as editoras sobrevivem desse lucro dado pelos livros publicados por elas. Caso meus livros sejam digitalizados, muita gente que poderia vir a comprar, vai apenas baixar e com isso as vendas deles vão cair, e a editora não vai querer publicar outros livros que eu vier escrever, pois achará que meu livro não está dando lucro suficiente. Por isso que peço a vocês que gostaram dos livros e querem mais, que o divulguem muito, presenteiem as amigas, mas não o digitalizem... é para o bem da Fani! :)"

Acontece que hoje uma das minhas leitoras me avisou que o livro está sendo escaneado (digitalizado) por alguém da comunidade Digitalização de Livros do orkut. Eu visitei a comunidade e vi que, infelizmente, é verdade. Sei que a menina que está digitalizando não está fazendo por mal, mas realmente isso é prejudicial.

Sabe, eu acho que ninguém tem noção da tristeza que dá pra um autor ter uma notícia dessas. Pra quem vê de fora, o trabalho do escritor pode parecer meio "mágico". Parece que o livro simplesmente se materializa direto da minha cabeça para o papel. Mas não é bem assim. Eu passo meses trabalhando em cima de cada capítulo, reescrevo cada um deles várias vezes, fico noites e noites sem dormir revisando cada detalhe, tudo pra fazer livros que emocionem vocês. E aí, vem alguém e simplesmente joga esse meu trabalho no lixo. Quem acompanha minha carreira desde o princípio, sabe a luta que foi pra conseguir uma editora e chegar onde eu estou. E agora, que finalmente eu estou começando a viver só do meu trabalho de escritora, vem um balde de água fria desses. Como vocês se sentiriam se passassem horas fazendo um trabalho escolar com o maior capricho e alguém simplesmente fosse lá e amassasse tudo?

"Fazendo meu filme 4" ainda nem foi publicado. E se a minha editora resolver cancelar tudo, até resolver isso? Eu já avisei ao pessoal de lá sobre essa digitalização, na ficha técnica dos livros tem escrito muito claramente que é proibida a reprodução deles sem autorização e nós temos a lei do direito autoral ao nosso favor. Mas eu realmente fico arrasada de saber que tem gente que não valoriza algo que eu faço com tanto carinho e dedicação.

Muito obrigada a vocês que sempre foram muito leais e carinhosos comigo, com meus livros e com meus personagens. Eu tenho certeza de que quem gosta realmente de FMF nunca faria uma coisa dessas.

.....................................

Update - 15 de agosto - Gente, muito obrigada por todos os comentários aqui e no twitter, eu nunca vou parar de escrever exatamente porque eu sei que vocês gostam dos meus livros e valorizam o meu trabalho! E graças a muitos de vocês que pediram para a garota interromper a digitalização, ela avisou que não seguirá adiante com isso, o tópico foi deletado. Peço que continuem me avisando, caso a história se repita... Muito obrigada!

21 comentários:

  1. Infelizmente, nessas horas, eu não tenho orkut para poder deixar meu recado lá. Mas, eu entendo como deve ser frustrante..
    Mas lembre-se que para cada pessoa que lê o digitalizado, vc tem centenas de fãs indicando seus livros impressos a amigos.
    E todos que puderem, vão ajudá-la a evitar a digitalização!
    Não perca jamais a inspiração!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que notícia triste isso. Com certeza vou falar lá no tópico sobre essa coisa da digitalização.
    E não desanime não! Irá dar tudo certo! ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito complicado isso, mas acredito q a menina irá retirar o tópico e tudo dará certo com o novo livro... estamos com vc e amamos Fani e Leo :D

    ResponderExcluir
  4. Falou e disse! concordo plenamente com você. É como se alguém tirasse o seu direito de se expressar, porque a partir do momento em que estão copiando sua obra antes de se lançada, a sua originalidade deixa de existir.

    Paulinha, espero que tudo se resolva.
    Farei questão de postar isso no blog,
    também. Não é uma covardia dessas
    que vai apagar o seu sucesso.

    Beijos,
    Carolina

    ResponderExcluir
  5. Bom, não sei o que falar... Não conheci você desde o comecinho, quando descobri FMF e resolvi comprar era ainda a capa antiga, cheguei na livraria e não tinha ele exposto a vendedora teve que buscar no estoque, hoje quando entro de novo seus livros estão sempre em lugares de destaque na área Infanto-Juvenil, e já peguei eles até na vitrine, fico toda orgulhosa de ver, indico sempre pra todo mundo e já comprei pra presentear varias meninas... Todo esse progresso deve ser maravilhoso para um autor... ainda mais no Brasil né, são poucos autores que ganham notoriedade e você já pode dizer que para a faixa-etaria que você escreve já está tão conhecida quanto a Meg Cabot... Ai ver o trabalho sendo desmerecido dessa maneira deve mesmo desanimar. Espero que isso não dê em nada, que a menina pare de digitalizar seus livros e as vendas continuem a mil, como está sendo... Afinal acho que ninguém aqui quer perder a magia da Meg Cabot Brasileira =D
    Bjos paula!!!

    ResponderExcluir
  6. O.O
    Que chato isso Paula, mas vocês conversaram com esta menina para ela parar?
    Vou ajudar a divulgar o seu pedido, espero que essa situação chata se resolva!

    Amos seus livros.
    beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente esse é um grande problema acarretado pelo preço absurdo dos livros no país.
    Enfim, espero que vc consiga publicar os outros livros mesmo com todos esses obstáculos.

    bjks e boa sorte

    ResponderExcluir
  8. É revoltante, triste! Devemos privilegiar nossos autores preferidos e emprestar... dar de presebtes, mas nunca… nunca piratear… fazer copias ou traduções toscas… AMAR um autor é RESPEITAR o seu trabalho… a sua obra… a criação!

    Copiar é crime e devemos providenciar leis para isso!

    ResponderExcluir
  9. eu entendo em parte o pessoal que pega os livros digitados, porque o preço dos livros no Brasil é bem salgado. só que também entendo você, Paula, e sei que deve ser frustante para um autor ver um trabalho que demorou e lutou tanto pra ver pronto, pirateado. espero que essa situação chata se resolva e que tudo corra bem com os livros dos nossos lindinhos. *-*
    boa sorte. :*

    ResponderExcluir
  10. Acho isso muito triste também !
    Acabei de entrar nessa comunidade para reclamar com a menina e eu vi um post dela falando que não vai digitalizar mais !
    Mesmo assim,continuo bem triste...
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  11. É realmente triste isso, imagino como deve ser ruim você se dedicar tanto pra alguém ir lá e simplesmente digitalizar tudo.
    Mas tudo vai dar certo, a quantidade de fãs que amam a série Fazendo Meu Filme é maior que tudo isso e pode ter certeza de que você vai ter o apoio de todos!

    ResponderExcluir
  12. Isso e um absurdo! Nem faz uma hora que terminei o terceiro livro e já vim pesquisar sobre o quarto livro. Vi essa poetagem e fiquei revoltada. Estava com esperanças do quarto livro já estar nas livrarias mas não! Alem de que talvez não seja publicado pelo simples fato de uma garota não respeitar o seu pedido. Espero que depois disso, tomem Conciência do que estão fazendo e como estão te prejudicando. Eu admiro muito o seu trabalho, FMF me fez entrar dentro da pessoa de Fani!

    ResponderExcluir
  13. Paula,

    Conta conosco e vamos twitar este absurdo, as pessoas não podem se apropriar da obra dos outros, isso é ilegal!!
    Seu trabalho, assim como de todos ilustradores, escritores deve ser respeitado.
    Conte comigo,
    Beijos e muita Luz

    Renata Holanda

    ResponderExcluir
  14. Isso é realmente revoltante! Algo que deixa o profissional triste!

    Eu acompanho o seu trabalho e sei do seu talento, sei o quanto vc escreve bem e o quanto se dedica! Sei tbm que isso so está sendo uma pequena pedrinha no caminho... Afinal talento e público para os seus livros vc tem!!! E a sua editora sabe disso!!!

    Para quem gosta do trabalho de um autor, a principal demonstração de carinho e o respeito ao seu trabalho!!! A divulgação é algo ótimo, mas divulgar da forma certa!

    Tenho certeza que FMF 4 e todos os outros que vc escrever serão publicados sim!!! Afinal, vc tem um público que te adora!!

    Beijos Paula!

    ResponderExcluir
  15. Aqui no Brasil já é complicado um livro fazer sucesso e, ainda por cima, me fazem isso. Poxa vida, vamos ajudar a divulgar e não acabar com ele.
    Eu ainda não pude ler seus livros, mas agora vai ter uma feira do livro no final do mês e espero poder comprá-lo, e quem não tem economize e compre o físico ao invés de contribuir para essa prática inadmissível.

    Muito sucesso Paula!

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa Paula nem sei oq dizer. Realmente é mto triste saber q alguém destruiu seu trabalho, nessas horas eu nem sei oq dizer, mas vamos torcer para essa pessoa se der conta de q oq ela fez foi errado e q ela tire logo esse negocio dali. Mas Paula suas leitoras estão com vc! Eu n me conformaria ter q viver sem nem mais um livro da série! Quem pode ser tão cruel assim em? Beijos, ah e n esquece ta? lembra do q eu te falei sua leitoras ADORARIAM ver um filme do livro, nossa seria mto bom mesmo!

    ResponderExcluir
  17. Poxa Paula, é realmente muito triste saber que existem pessoas que não têm a menor consideração com o trabalho dos outros. Espero que ela tire logo da comunidade para que outras pessoas não tenham a oportunidade de baixar o arquivo. Você saber que os fãs de FMF jamais deixariam uma coisa dessas impedir o lançamento dos outro livros, nem que a gente tenha que se unir e fincar o pé lá na porta da editora pra fazer eles mudarem de ideia!rs Mas eu tenho certeza de que isso não será necessário, o seu ótimo trabalho já foi muito mais do que reconhecido por todos nós.
    Beijos!!!!
    @DLima2

    ResponderExcluir
  18. É nessa horas que temos que dar uma força enorme!! Eu imagino como deve ser para uma autora brasileira lutar contra Meg Cabots da vida, os livros da Paula são simplesmente perfeitos!!!! E pena que são muito julgados. Acho que ninguém tem o direito de disponibilizar os livros na internet. Só comprando damos a Paula o devido crédito por aquilo que ela fez.

    Escrevi um post sobre isso no meu blog: http://t.co/x0NBCvp

    Gabi

    ResponderExcluir
  19. Só em pensar na possiblidade de n publicarem FMF4 já fico desesperada! Amo tanto esses livros! Paula,admiro muito vc! tão carismatica com nós,fãs... Minha amiga q me recomendou fmf,dai eu viciei! conseqüência: To viciando meus amigos! Estou super ansiosa pra Minha vida fora de série e FMF4! q venham dia 10 e novembro! bjs XX

    ResponderExcluir
  20. "Como vocês se sentiriam se passassem horas fazendo um trabalho escolar com o maior capricho e alguém simplesmente fosse lá e amassasse tudo?"

    Nem me fale, estava terminando minha monografia e meu irmão simplesmente formatou meu PC, sei que ele não fez por mal, mas fiquei muito chateada com ele.

    Mesmo sabendo que tem livros disponíveis na net eu não costumo baixar pelo fato de não gostar de ler livros no PC ou então gastar horrores com impressões. Gosto é de formar minha biblioteca e faço questão de comprar livros, mesmo sendo tão caros.

    ResponderExcluir
  21. oh paula, fico muito triste em saber que algo assim está acontecendo... eu amo os seus livros. ah, você pode até pensar que eu sou mais uma fã sua, não. eu realmente sou mais, para que você tenha uma ideia, eu ganhei esse livro na segunda feira. hoje é quarta feira. eu já li o 5 vezes! é sério. quando eu vi esse livro na livraria, eu amei a capa, mas não imaginava que fosse o que realmente é. esse livro me fez pensar e refletir...por favor, não pare no 4°, pela suas fãs. ah, se a sua editora não permitir a reprodução, o que NUNCA vai acontecer, qualquer coisa eu descubro onde você está e vou buscá-lo imediatamente! EU REALMENTE AMO SUA SÉRIE. continua assim. nunca desista. já estou que nem a fani, qualquer coisinha eu choro... um beijão de mim.

    ResponderExcluir