segunda-feira, 31 de maio de 2010

Muito pouco crítica (2)

A Mari, que já tinha feito uma resenha linda pra FMF 1, fez agora uma igualmente fofa pra FMF 2! Ela também fez uma entrevista comigo lá no blog dela. Que tal dar uma olhadinha? :)

domingo, 30 de maio de 2010

Viver para ler

A Ana Elisa escreveu uma resenha fofa sobre Fazendo meu filme 1 no blog dela! Adorei!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Muito pouco crítica

A Mariana Paixão fez uma resenha muito legal sobre "Fazendo meu filme 1" no blog dela, e inclusive disse que o livro é perfeito! Obrigada, Mari! :)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Babi Dewet + McFLY Addiction

A querida Babi Dewet (que já fez resenhas e promoções de FMF) e o McFLY Addiction estão dando um exemplar de "Fazendo meu filme 2"! Para participar é só entrar em um dos dois sites e seguir as intruções! A promoção vai só até o dia 10 de junho, não percam! :)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Esmaltoteca + Just a Fansite

É com muito prazer que eu venho divulgar uma promoção MUITO legal! Tão legal que eu estou seriamente pensando em pedir pra Fê do blog Esmaltoteca e pra Gui do Just a Fansite cancelarem tudo e darem o prêmio pra mim! =]

Simplesmente porque o prêmio é o máximo! A Fê criou uma linha de esmaltes para as meninas de "Fazendo meu filme".


Tem o da Fani:

O da Natália:

E o da Gabi:


E a sortuda vai levar os três! Pra participar, basta entrar no Just a Fansite ou no Esmaltoteca e seguir as instruções! A promoção vai só até o dia 3 de junho! Boa sorte!

P.S.: Quem ganhar vai dar os esmaltes de presente pra mim, né?? :)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Wonderbooks

A Diana fez uma resenha fofa sobre "Fazendo meu filme 1" no blog dela e falou que eu sou "uma das melhores autoras que ela leu recentemente"! Obrigada, Diana!!

Além disso, ela adquiriu um "Fazendo meu filme 1" para sortear entre os seguidores do blog! Vale a pena divulgar e participar! A promoção vai até o dia 12 de junho! :)

Enderson Rafael (2)

O Enderson Rafael fez 3 perguntas para algumas autoras brasileiras, como parte do "Desafio Nacional". Estou entre elas!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Up Brasil

Dei uma entrevista para o site "Up! Brasil". Falei sobre passado, presente e futuro! Vale a visita!

Histórias da Gisa

A Gisele ganhou "Fazendo meu filme 1" na promoção que teve no blog da Lia e falou do livro hoje no blog dela!

terça-feira, 18 de maio de 2010

365 livros por ano + Confessions of a Book Geek

A Iris, do blog "365 livros por ano" e a Carol, do "Confessions of a Book Geek" estão fazendo uma promoção em conjunto muito legal. Elas vão sortear um exemplar autografado de Fazendo meu filme 1 e também um DVD da lista da Fani! A promoção vai até o dia 17 de junho e pra participar é só acessar o blog de uma delas e ver as instruções. No vídeo abaixo está o livro que vocês podem ganhar! :)


Junto com a promoção, a Carol fez uma entrevista comigo... e a introdução que ela escreveu (com direito a citação de filme, totalmente estilo FMF) me deixou completamente emocionada! Obrigada (mais uma vez), Carol!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bienal de MG


A Bienal de MG foi muito bacana. Adorei rever alguns leitores e conhecer outros! Ganhei até uma blusa linda de presente, da Gisele e da Juliana! Pena que passou tão rápido. As outras fotos já estão no meu orkut e aqui.

O Igor da Revista Lit! fez uma entrevista comigo lá. Ainda não foi publicada, mas ele já deu uma prévia no blog dele (no último parágrafo da cobertura do 2o. dia).

domingo, 16 de maio de 2010

Na sua estante

Hoje saiu uma resenha sobre Fazendo meu filme 1 no blog "Na sua estante". Adorei!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Estado de Minas

Falaram de mim no jornal Estado de Minas de hoje! Saiu também no site da Bienal!


Amount of words (desafio nacional)

A Giu Fernandes falou de Fazendo meu filme hoje, em seu post sobre o "desafio nacional"!

Rosesnwine

A Renata, do blog Rosesnwine esteve ontem na livraria da Travessa do Barra Shopping e falou que Fazendo meu filme estava em lugar de destaque na parte de livros infanto-juvenil, como sugestão de leitura. Ela até tirou uma foto! :)


Como se não bastasse ela fez uma resenha superfofa pra Fazendo meu filme 1! Obrigada!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Enderson Rafael

O Enderson Rafael hoje me deixou emocionada. Ele escreveu duas resenhas liiiindas pra Fazendo meu filme 1 e 2. Vindas de um escritor como ele, realmente é pra se emocionar. Confiram:

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Babi Dewet (2)

Muito boa a resenha que a Babi fez pra Fazendo meu filme 2! Mais uma vez, adorei!

Gatos na Biblioteca

A Laura fez resenhas de FMF 1 e FMF 2 no blog dela, Gatos na Biblioteca! Adorei as duas!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Coisas de Mariana K. (2)

A Mariana já tinha escrito sobre Fazendo meu filme 1 e hoje ela fez uma resenha superfofa pra Fazendo meu filme 2! Adorei!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Adoro Romances em Fortaleza (sorteio)

O blog "Adoro Romances em Fortaleza" está fazendo um sorteio de dois exemplares de "Fazendo meu filme 1". Foram as meninas desse blog que fizeram a maior campanha pra me levar pra Bienal de Fortaleza (e conseguiram!), então, lá na Bienal, eu autografei dois livros para que elas pudessem fazer esse sorteio! Tá esperando o que pra participar? É só até o dia 10 de junho! ;-)

sábado, 8 de maio de 2010

Bienal de MG


No próximo sábado, estarei na Bienal de Minas, em uma sessão de autógrafos com bate-papo! Espero vocês!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sandiegirls (2)

A Ana Carla, do blog "Sandiegirls" fez uma resenha fofa sobre Fazendo meu filme 2! Adorei!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Leituras Fantásticas

Dei uma entrevista para o blog "Tudo sobre livros - Leituras Fantásticas", já está no ar!

Coffie and Movies (2)


A Karlinha do Coffie and Movies fez uma resenha* muito legal sobre Fazendo meu filme 2 e ela continua com a campanha pra me levar para uma sessão de autógrafos em Brasília!

*Se não leu FMF 2 ainda, cuidado, o texto contém alguns spoilers.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Another line from the heart

A Renata, do blog "Another line from the heart" está fazendo uma "semana de autores brasileiros" e hoje escreveu sobre mim! :)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Digitalização

Desde o lançamento da 1ª edição de “Fazendo meu filme 1”, um “fantasma” me assombra: Será que algum dia meu livro será digitalizado? Com essa moda de digitalizações, nada mais natural esse meu receio e tratei logo de colocar um aviso na comunidade do livro no orkut, pedindo aos leitores que não o fizessem e expliquei o motivo: 

"Peço a vocês que possuem “Fazendo meu filme” que não o digitalizem, pois isso pode prejudicar os futuros livros da Fani, visto que o pedido geral que eu tenho recebido é para escrever mais livros para a série. Os livros de escritoras já consagradas, como Meg Cabot e Stephenie Meyer já são sucesso garantido para as editoras e a digitalização deles não as prejudica em nada. Eu, porém, ainda preciso que a minha editora acredite um pouco mais em mim, que eu sou capaz de trazer lucro para ela com meus livros, pois as editoras sobrevivem desse lucro dado pelos livros publicados por elas. Caso meus livros sejam digitalizados, muita gente que poderia vir a comprar, vai apenas baixar e com isso as vendas deles vão cair, e a editora não vai querer publicar outros livros que eu vier escrever, pois achará que meu livro não está dando lucro suficiente. Por isso que peço a vocês que gostaram dos livros e querem mais, que o divulguem muito, presenteiem as amigas, mas não o digitalizem... é para o bem da Fani! :)"

Acho que os leitores entenderam meu lado, pois até hoje, um ano e sete meses após o lançamento do livro 1 (que já está na terceira edição), com mais de 4000 cópias vendidas (contando só o livro 1), eu ainda não tinha achado nada que denunciasse que o livro pudesse ter sido escaneado. Até hoje. 

Uma leitora me escreveu no próprio orkut dizendo que tinha lido o livro na internet, que tinha encontrado no “Google Livros”. Quando eu procurei lá, não achei. Não sei se ela se confundiu ou se recebeu por e-mail, eu não quis pressionar a menina, pois a culpa não é dela, e sim de quem fez a digitalização. Mas o fato é que eu fiquei chateada, pois isso envolve tantas coisas que vocês nem imaginam. 

Em primeiro lugar vem o fato do meu livro não ser caro. Na Fnac ele está custando 20 reais! Um lanche completo do McDonald's é mais caro do que isso! E - como me disseram hoje no twitter - as pessoas que baixam livros são exatamente as que mais podem comprar. 

Em seguida, vem o que a Carol Christo escreveu hoje aqui. Ela fez um questionamento pelo motivo das editoras publicarem muito mais traduções de livros internacionais do que livros de autores brasileiros. Eu acho que isso é um preconceito não só das editoras, mas das pessoas em geral. Nós, brasileiros, temos uma crença inconsciente de que “o que é importado é melhor”, e saímos por aí devorando livros e filmes em inglês, livros e filmes que por sinal não daríamos a mínima chance se fossem produção nacional. Quantas vezes vocês acham que já passou pela minha cabeça que a Fulana de Tal só não deu 5 estrelinhas para "Fazendo meu filme" no Skoob pelo fato dele ser nacional e que isso não teria acontecido se o nome original fosse “Making my movie” e a autora se chamasse “Paula Pepper”? 

O caso é que as autoras internacionais são, sim, mais confiáveis, porque esse é o trabalho delas, ser escritora é a profissão delas em tempo integral e, com isso, elas têm contratos ‘polpudos’ com as editoras, e podem se dar ao luxo de acordar lindas e descansadas às 10 horas, respirar o ar fresco da manhã e tirar inspiração para lindas histórias. Já nós, brasileiras (e brasileiros), temos que trabalhar em outros empregos e escrever fica relegado a um simples hobby, que fazemos à noite, aos fins de semana... Eu poderia já ter 20 livros escritos se dependesse das minhas idéias, mas - infelizmente - eu dependo do meu tempo. 

Vocês sabem quanto ganha um bom escritor no Brasil? 10% das vendas. Vendas. Isso quer dizer que os livros pra divulgação, os enviados para escolas, revistas, e até esses que vocês ganham pra fazer resenhas e sorteios nos blogs, não são contabilizados. Só se o livro vira um best-seller é que a gente começa a ter uma tímida esperança de tentar viver só disso. 

Eu tenho medo do iPad, do Kindle e do futuro do livro em geral, pois eu sei que isso vai dificultar ainda mais o trabalho do escritor brasileiro. No exterior, as pessoas pagam pela música que baixam na internet, pagam pelos livros digitais, e se não pagam, podem ser presas, o rastreamento de IPs lá é coisa séria e com isso o salário dos músicos e escritores está garantido. Mas e aqui que ninguém paga nada? E aqui que não há punição real para a pirataria? Os músicos ainda podem ganhar com os shows, mas e os escritores, vão viver de quê? 

E é nesse ponto em que eu me encontro. Louca pra me dedicar exclusivamente aos meus livros, morrendo de vontade de escrever sobre tudo o que vocês me pedem (“Paula, por que você não escreve um livro com um protagonista masculino?”, “Paula, escreve um livro de fantasia?”, “Paula, algum dia você vai escrever um livro infantil?”, “Paula, escreve até o Fazendo meu filme 10?”), mas e o medo de não conseguir viver só assim? Eu tenho uma família e um namorado maravilhosos, que me ajudam muito, mas eu não quero passar a vida dependendo deles. Eu quero poder viver de escrever, eu quero que a profissão de escritor (a) seja uma possibilidade no Brasil. Mas para isso, eu preciso do apoio de outras pessoas. De vocês.

O escritor não existiria sem o leitor.

Coisas de Mariana K.

A Mariana fez uma resenha fofa sobre Fazendo meu filme 1!

Confessions of a Bookgeek

A Carol Christo falou de mim hoje no blog dela, em um post que deve ser lido por todos, assunto sério!

domingo, 2 de maio de 2010

Sorteio

A Dominique, do blog "Livros, filmes e músicas" vai sortear um exemplar autografado de "Fazendo meu filme 1"! Dá pra participar até o dia 4 de junho!